CONHECIDOS COMO O BEST KEPT SECRET DA CENA METÁLICA PORTUGUESA, OS RAMP ESTABELECERAM NOVOS PADRÕES PARA TODO O MOVIMENTO DA MÚSICA PESADA NESTE PEQUENO, MAS, EXCITANTE E TALENTOSO PAÍS. O PRIMEIRO RIFF NASCEU EM 1988 E É DESDE ESSE LONGÍNQUO ANO QUE OS VÁRIOS CAMINHOS MUSICAIS E ARTÍSTICOS PERCORRIDOS PELOS RAMP REVELARAM UMA BANDA MULTIFACETADA.
BUSCANDO CONSTANTEMENTE MAIS E MAIOR QUALIDADE COMO PRINCIPAL CONDIÇÃO DE VIDA, CONSEGUIRAM ATINGIR UMA RECONHECIDA REPUTAÇÃO EM ESTÚDIO E SOBRETUDO AO VIVO, ONDE ASSINAM APRESENTAÇÕES DEMOLIDORAS! OS RAMP FORAM A PRIMEIRA BANDA DE METAL A ATINGIR O TOP DE VENDAS EM PORTUGAL COM O SEU SEGUNDO ÁLBUM – MILHARES DE CÓPIAS FORAM VENDIDAS NUMA ÉPOCA EM QUE POUCOS ACREDITAVAM QUE UMA BANDA DE HEAVY METAL O PUDESSE FAZER.
NA CELEBRAÇÃO DOS 25 ANOS DE CARREIRA, E UTILIZANDO AS PALAVRAS DO VOCALISTA RUI DUARTE, IMPÕE-SE UMA “… RECAPITULAÇÃO DA EXPERIÊNCIA E DOS MOMENTOS…” DOS RAMP. XXV 1988-2013 É ISSO E MUITO MAIS: UM CD DUPLO QUE NOS LEVA NUMA VIAGEM PELA CARREIRA DOS RAMP EM 33 CAPÍTULOS. EM 2022, DEPOIS DE DOIS ANOS DE PANDEMIA E DE MAIS MUDANÇAS DE LINE-UP LANÇAM O SEU ÚLTIMO ATAQUE SONORO, “INSIDIOUSLY”, TORNANDO-SE NUMA PROVA DE VIDA E DE EXPERIÊNCIAS EM CUJO PROCESSO DE CONCEÇÃO FOI CONSIDERADO PELOS PRÓPRIOS COMO TENDO SIDO O MAIS VIOLENTO ATÉ AO MOMENTO NA HISTÓRIA DA BANDA. COM 9 DISCOS EDITADOS, OS RAMP MOSTRAM SER UMA FORÇA DA NATUREZA, O QUE OS MANTÉM COMO UMA DAS BANDAS DE REFERÊNCIA DA MÚSICA PESADA FEITA EM PORTUGAL.